"Wings of desire" (1987)


Aqueles filmes que se sentem como um poema e que encaixam na alma que nem uma luva. Um filme sobre tempo, eternidade, beleza da vida, sobre humanidade e sobre a felicidade de sentir. Numa cidade destruída pelo Homem, pela raiva de ideologias, é possível nascer novamente a beleza.

“- É fantástico viver espiritualmente. Dia após dia testemunhar para a eternidade o que há de puro, de espiritual nas pessoas. Mas às vezes farto-me dessa eterna existência de espírito. Nestas alturas gostaria de não pairar eternamente. Gostaria de sentir um peso que anulasse a infinidade e me segurasse à Terra. A cada passo ou a cada golpe de vento gostaria de poder dizer: “Agora, agora, agora” e não “desde sempre” ou “para todo o sempre”. Sentar-me à mesa a jogar às cartas, ser cumprimentado nem que seja só com um aceno.      

Sempre que o fizemos foi a fingir. Fingimos que numa luta de boxe deslocávamos uma anca, fingimos que pescávamos, fingimos que nos sentamos numa mesa a comer e a beber, que nos serviam borrego assado e vinho nas tendas do deserto. Era tudo a fingir.                    

Eu não quero gerar um filho, nem plantar uma árvore. Mas seria agradável chegar a casa cansado e dar de comer ao gato, como Philipp Marlow, ter febre, ficar com os dedos sujos de ter lido o jornal… Não me entusiasmar só com coisas do espírito, mas com uma refeição, a curva de uma nuca, uma orelha. Mentir à descarada. Ao andar, sentir o esqueleto mexer-se a cada passo. E finalmente supor em vez de saber sempre tudo. Poder dizer “ah”, “oh” e “ai” em vez de “sim” e “ámen”.

 - Poder, ao menos uma vez, entusiasmar-me com o mal. Extrair todos os demónios da Terra, dos que por nós passam, e afugentá-los para bem longe. Ser selvagem.

- Ou experimentar o que se sente quando se tiram os sapatos debaixo da mesa.

- Ficar só. Deixar Correr. Ficar sério. Só se pode ser feroz na medida em que se fica sério. Não fazer senão olhar, reunir, testemunhar, preservar. Continuar espírito. Manter a distância, a palavra.”

Do filme "Wings of Desire" / Der Himmel über Berlin, (1987) Dir. Wim Wenders

Comentários

Mensagens populares